Português | English

Pinhal Alto

Pinhal Alto é um distrito de Nova Petrópolis, eminentemente rural, com 50 km² e aproximadamente três mil moradores, mais de 90 por cento de descendência alemã. Andar por aqui proporciona ao visitante uma experiência ímpar. É como se estivesse no vale do Reno alemão no século XIX. Embora na quinta geração já nascida no Brasil, os pinhalenses falam prioritariamente o dialeto alemão aprendido em casa. E também preservam a cultura, danças típicas e a culinária dos antepassados.

O Pinhal foi colonizado no início da década de 1850, antes mesmo da fundação da colônia provincial de Nova Petrópolis. Algumas famílias de colonos que chegaram ao Jammerthal (em alemão: “Vale das Lamentações”), na encosta da serra, subiram os morros cobertos por enormes araucárias e criaram ali uma aldeia semelhante às de onde vieram, o Hunsrück, no sudoeste da Alemanha. Elas chamaram o local de Tannenwald - “Mata de Pinheiros” (quando o Brasil entrou na Segunda Guerra Mundial, contra a Alemanha, o local teve de trocar de nome). Logo, os desbravadores ergueram a sua capela, onde a comunidade se reunia. Em seguida, veio a escola (com ensino exclusivamente em alemão até a Segunda Guerra).

O Museu Comunitário de Pinhal Alto, a 200 metros da pousada, preserva um rico acervo de móveis, instrumentos, utensílios, documentos, que retratam o dia-a-dia dos imigrantes, 150 anos atrás.

Com muito trabalho e ajuda mútua, os colonos e seus descendentes construíram no Pinhal Alto uma sociedade onde o espírito comunitário é muito forte. A distância entre os mais ricos e mais pobres é uma das menores do Brasil, não há miséria absoluta, o índice de alfabetização é quase de 100% e a criminalidade próxima de zero. A base da economia local é a produção rural, com destaque para a plantação de milho, a avicultura e a suinocultura.

Um pequeno comércio - com farmácia, panificadoras, armazéns, posto de combustível, agência bancária, malharia e lojas de roupas - supre as necessidades básicas dos moradores.
Reservas: ou contato@pousadapinhalalto.com.br | +55 (54) 3298-5006 | (54) 3294-4407
+55 (54) 9.9625-1795